quinta-feira, setembro 09, 2021

Almas Afins

Rafa & Dácio, em Londres.
Distante de valores de apego, carência e principalmente posse, acredito que o amor é estado de espírito, é realização. Pra mim, amor tem a ver com sintonia, com paixão pelos ideais. Tem a ver com chuva, com sol, com neve. Tem a ver com almas afins, ligadas por afinidades e não interesses. Amor não tem compromisso com o tempo porque sabe o valor da palavra eternidade. E geralmente, é quando entendemos que a linha tempo-espaço é um intervalo entre um abraço e outro. Amar é quando descobrimos que apego tem a ver com paixão, estado de euforia, e que o amor não é solução pra carência, é remédio pra alma e não só pro coração. Amor é amor, é centelha divina, é estado de graça, é ficar de graça com o acaso e de caso com a felicidade. Amor é querer bem, é fechar os olhos e ter certeza : eu amo. É compreender que amar às vezes é abdicar. Deixar a vida seguir o curso, com a certeza de que tudo nos será dado no tempo certo.

Amar é acreditar. Acreditar que somos Deuses, Criaturas e Seres Celestiais, habitando um corpo e engrandecendo um espírito. Amar é ter na vida propositos que fazem tudo ter uma razão essencial, pelo valor de sua essência e não por necessidade. Amar é ter certezas. Amar é caminhar pela vida como quem passeia em brandas nuvens, não pela suavidade, mas pela relação sublime que transcende qualquer outra relação.

E se amar é mesmo ter certezas, nesse abraço ele me entregou todas as certezas do mundo!!

Rafaela Zakarewicz & Dácio Lamounier
10/08/2006.

Oportunidade

Sincronicidade. Acaso. Sintonia. Destino. Providência. Sempre fui cercada por tudo isso, das mais diversas maneiras. De repente me via em situações que lançavam em minha cabeça uma eternidade em segundos. Bençãos que guardo com carinho, e agora me ocorreu em um dos momentos mais importantes, quando deixava pra trás uma fase tão difícil. Os últimos dois meses foram como uma eternidade na minha vida. E alguns amigos foram essenciais. Foram eles que me deram a certeza de que não somos marionetes deixadas ao acaso, e que muito mais do que providências, Deus nos dá oportunidades. Conheci sobre os mais cruéis e edificantes valores, e hoje sei que uma crise é uma fase, não pela sua transitoriedade mas pela essência, na crise realmente temos duas escolhas: desistir ou crescer. Quando fiz a escolha, aprendi que uma crise dura exatamente o tempo necessário para o aprendizado. As vezes dura anos, vidas, só depende da nossa opção. Optei por aprender, por crescer, e hoje agradeço a oportunidade, a crise e todos os problemas. Terminei essa fase recebendo uma benção, um sinal de que tudo valeu a pena, e o horizonte ainda tem muito a mostrar! "Deus tem caminhos onde o homem nem imagina possuir estradas.", foi assim que um dos meus maiores amigos definiu tudo isso. .: Texto Rafa,ela Zakarewicz, 13/08/2006

quarta-feira, setembro 08, 2021

Dia Branco

Revirando algumas coisas, encontrei uma letra de música rabiscada em um guardanapo. É curioso pensar quem um papel é capaz de guardar tantas lembranças. Em letras de fôrma, tão impecáveis quanto aqueles sentimentos, ele me falava de amor, como quem determinava um futuro - quando acreditávamos em um futuro pra nós dois... Ele, tão sistemático quanto romântico, me fazia pensar que a vida seria exatamente como aqueles planos. Eu até acreditava que aquela seria uma das nossas canções! Mas hoje ela só faz parte do acervo, das lembranças, dessas certezas que a gente guarda pra sempre, de sentimentos que ficam, num pedaço de papel... num cantinho, entre uma saudade e outra, uma certeza e uma lembrança, um passado (im) perfeito de um futuro pretérito. E o tempo, impetuoso e indiscutível, acabou sendo a única companhia certeira. Hoje acredito que seja qual for a intensidade de sentimentos, seja qual for a vontade e o desejo... certos planos, não duram mais que o tempo exato de uma lição. A música? "Se você vier, pro que der e vier comigo. Eu lhe prometo o sol, se hoje o sol sair, ou a chuva, se a chuva cair." .: Texto: Rafaela Zakarewicz .: Música: Dia Branco

Radiografia

Esse texto ganhei quando fui passar um mês em Londres... E se eu pudesse escolher presentes, escolheria sempre palavras... pra mim, são os mais preciosos presentes. Eternos, singelos e verdadeiros... 

Espero que gostem do texto, como eu adoro! Não somente pelo mimo, mas pela delicadeza de cada frase... 

Rafaela
Por Luiz Guilherme, em dezembro de 2005

Jamais saberia como continuar sem você.
 
Você se fez tão necessária no meu cotidiano e agora me foi roubada para refrescar suas idéias em outro lugar. Londres se enche de sorrisos por ver você chegar.
 
Acreditava que você é minha alma gêmea, mas te dou mais do que isso: temos sangues gêmeos, idéias gêmeas, frases gêmeas.

Conhece meu humor sem ouvir a minha entonação de voz e imita a minha hora emburrada para que eu ache graça e queira apertar você de tanto amor que sinto.

Amor.

Não aquele banalizado pela novela que você às vezes persegue, e sim um amor que vaza pelos poros, amor que não existe em qualquer dicionário. 

Não consigo resumir o que sinto por você apenas com a palavra "amor", é sempre "amor e mais do que isso". 

É a mistura do amor que sentimos pelos nossos sobrinhos, eu cá e você lá, e ainda assim é um amor gêmeo. 

Esses amores viajam seiscentos quilômetros em fração de segundos e se encontram ainda íntegros, contando o que cada um aprendeu no dia e compartilhando a vivência da forma que mais gostamos: integralmente. 

Já nomeou cada vírgula que escrevo, batizou meus textos de "respiração", e renova a minha inspiração me trazendo analogias que me dão tanto orgulho que as trato como presentes. 

Você me presenteia todos os dias com a sua presença, pois ainda que não esteja aqui fisicamente, perambula do meu lado o dia todo me dizendo coisas sem sentido e me fazendo te olhar com extremo contentamento por você estar do meu lado. 

 De "ilustres desconhecidos" passamos a ser "severamente necessários" e a cada segundo que penso em você, persigo ainda mais meu objetivo de fazer teus olhos brilharem com cada verso que escrevo, cada prosa, cada piscadela de olho ao ouvir você. 

Recomendo a todo mundo: achem uma Rafaela na vida para cuidar. Cuidem das Beatrizes, Fabíolas e Marianas como se fossem Rafaelas. A minha Rafaela, que me faz tanta falta e ao mesmo tempo me deixa sem assunto por não me deixar um só minuto.

Mediocridade?!

Nunca fui muito fã de coisas medíocres. 

Amores mediocres, trabalhos mediocres, amigos mediocres, sentimentos mediocres, e agora, definitivamente quero me livrar de toda essa mediocridade! 

Tenho o trabalho mais mediocre que uma mulher inteligente pode ter: cumprir expediente e disperdiçar talento! Tenho um amor mediocre: um cara perfeito que me embriga todos os sentidos mas que não está comigo pra que a gente possa ser em todas as noites!

Amigos mediocres? desses me livrei! Mas ainda alimento conversas mediocres com pessoas que se acham minhas amigas! Amigas da mediocridade que ainda habita em mim!! 

Cansei! Chega desse resto de cretinice! 

Quero me livrar de toda mediocridade! 

Quero meu trabalho de verdade, aquele que me faz ser mais inteligente a cada dia, e me motiva a ser melhor! Quero trabalhar com meus sócios, mesmo que me custe muitas horas de trabalho além daquele meio periodo de trabalho mediocre!! 

Quero mais do que esse amor perfeito, quero ele comigo! Quero esse cara fantástico que me faz pequena num colo imenso e que me faz gigante em desejos que só com ele quero saciar! Bobagem demais? Ansiedade demais? Pode ser!! Mas cansei! Não quero mais me contentar e fingir que não quero nada disso!! 

QUERO TUDO ISSO!! 

Quero o trabalho que vai me dar muita grana, não porque eu almejo viver escrava dela, mas porque será a recompensa pra minha inteligência e criatividade! 

Quero ir pras reuniões toda semana, com pessoas que sabem exatamente o quanto somos ainda melhores juntos! Que sabem o valor de ser sócios e parceiros, sem a mediocridade de querer apenas constituir uma empresa! 

Quero realizar nossos projetos com toda energia que nos envolve, com o brilho de cada idéia que temos juntos, com a garra que alimentamos em fazer acontecer, com o tesão que nos fez grandes sócios! 

Não quero mais a mediocridade de bater ponto, horários pra cumprir, tarefas simples pra executar, quero desafios, quero mais, quero muito mais! 

 Não quero ficar numa mesa me conformando em ser apenas uma boa profissional! Eu treinei pra ser a melhor! E serei! 

Cansei ter idéias pra me matar de desgosto, quero morrer tendo idéias! 

Quero aquele homem pra me dar tempo de ser pra sempre! Mesmo que demore, mas eu quero! 

Tenho uma família louca e insana, mas que me ensinou sobre sabedoria, paciência e disciplina! E não fui mediocre, nem abandonei o aprendizado!! Quero encontrar aquela minha amiga mineira e fantástica, abraçar bem forte e ter certeza que de mediocre, temos apenas um passado (superado!) 

Quero escrever sempre que me der vontade, sem a essa cobrança de escrever bem! 

Quero somente escrever!! Pronto! 

Sou louca? Sim! Mas mediocre jamais! 

 .: Post: Rafaela Zakarewicz
Fev/2007

Amai-vos


"Assim como as cordas da lira
são separadas e, no entanto,
vibram na mesma harmonia.
Dai vosso coração,
mas não o confieis à guarda um do outro.
Pois somente a mão da Vida
pode conter vosso coração.
E vivei juntos,
mas não vos aconchegueis demasiadamente.
Pois as colunas do templo
erguem-se separadamente.
E o carvalho e o cipreste
não crescem à sombra um do outro."

.: Texto : Kahlil Gibran, Amai-vos.
.: Fotografia: Rafaela Zakarewicz

.... Ler Gibran edifica a minha alma, sempre.
26/06/2012